Wednesday, May 31, 2006

Sobre fotografia
31/12/2000
Autor: BORIS KOSSOY
Editoria: MAIS!
Página: 3
Edição: Nacional
Dec 31, 2000
Seção: + 3 QUESTÕES
Legenda Foto: O fotógrafo Henri Cartier-Bresson em um museu de Paris
Crédito Foto: Associated Press - 7.jan.2000
Observações: COM SUB-RETRANCAS
Assuntos Principais: FOTOGRAFIA; ANÁLISE

+ 3 questões Sobre fotografia

1. Qual é o papel cultural da fotografia?
2. O que torna uma imagem fotográfica interessante?
3. Em que a evolução tecnológica influencia a prática da fotografia?

Boris Kossoy
Responde 1. É o seu poderio de informação e desinformação, sua capacidade de emocionar, denunciar e manipular. Instrumento ambíguo de conhecimento, exerce contínuo fascínio sobre os homens. Ao mesmo tempo em que preserva nossas lembranças, ela também se presta aos mais interesseiros usos ideológicos. As imagens estão diretamente relacionadas ao universo das mentalidades, e sua importância cultural reside nas intenções, usos e finalidades que permeiam sua produção e trajetória ao longo da história.

2.Toda fotografia tem atrás de si uma história. Se, enquanto documento, ela é um instrumento de fixação da memória e, nesse sentido, nos mostra como eram os objetos, os rostos, as ruas, o mundo, ao mesmo tempo, enquanto representação, nos faz imaginar seus segredos implícitos, os enigmas que esconde, o não-manifesto, a ideologia do fotógrafo. Essa tensão perpétua que se estabelece entre o que vemos (segunda realidade) e o que imaginamos é o que julgo mais interessante nas imagens fotográficas.

3. Com as inovações tecnológicas surgidas no princípio dos anos 50 do século 19 - o negativo (à base de colódio sobre placas de vidro) e as cópias fotográficas (sobre papel albuminado) - o retrato de estúdio assistiria a um notável desenvolvimento. A partir da década de 1860, milhares de fotógrafos em todo o mundo prosperaram e milhões de retratados das diferentes classes sociais tiveram suas imagens perpetuadas. A fotografia tornava-se, enfim, acessível às multidões: democratizava-se a imagem do homem. Apenas um exemplo para que se perceba como a evolução tecnológica pode propiciar novas possibilidades estéticas que acabam influenciando a prática fotográfica e dando um sentido maior à própria função social da fotografia.
Boris Kossoy: é professor do departamento de jornalismo e editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP e autor de "Realidades e Ficções na Trama Fotográfica" (ed. Ateliê) e "Fotografia e História" (ed. Ática), entre outros.
Cristiano Mascaro é fotógrafo e autor dos livros, entre outros, "Luzes da Cidade" (ed. DBA) e "São Paulo" (ed. Senac), que inspirou exposição realizada recentemente no Sesc Pompéia, em SP.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home